Quando chega meio do ano, não são apenas as Festas Juninas que agitam a cidade. Os filhos também entram de férias!
Nesse momento, agenda precisa de mais criatividade para preencher o tempo, entreter as crianças e, claro, curti-las com qualidade!
Férias com crianças no RJ
Como normalmente as temperaturas caem, nem sempre é possível aproveitar uma praia ou um parque.
Mas numa cidade tão múltipla como o Rio, o que não faltam são opções!
Aqui vai uma seleção de 10 dicas:
Natureza e Ar Livre
Não precisamos ser pediatras para saber que a natureza e o ar livre são essenciais para o desenvolvimento físico, mental e emocional, não é mesmo?
Só que com a era cada vez mais tecnológica, às vezes é mais fácil vê-las com um celular do que com uma plantinha =(
Nada contra celulares e afins, é claro…mas dosar esse uso pelos pequenos pode ser realmente desafiador para quem é mãe/pai.
Agora, se tem um jeito driblar esse desafio…é justamente imergindo na natureza! E a capital do RJ tem a sorte de transbordar opções, tanto gratuitas como pagas.
1.Parque Lage (Entrada gratuita)
Levar crianças ao Parque Lage é uma excelente escolha, pois o espaço oferece um contato direto com a natureza em meio a uma grande área verde, onde os pequenos podem correr, brincar e explorar.
O parque conta com trilhas, gramados, áreas de piquenique e um parquinho infantil, proporcionando um ambiente saudável e seguro para a diversão das crianças.
O Parque Lage também é um espaço de cultura e aprendizado. Abriga a Escola de Artes Visuais, que frequentemente oferece oficinas e atividades educativas para crianças, estimulando sua criatividade.
Eventos culturais, musicais e teatrais são comuns, enriquecendo a experiência, isso sem falar no café da manhã no Café do Parque, com a vista impressionante do Cristo Redentor como pano de fundo.
Veja também: Parque Lage – As melhores dicas para seu passeio
2.Jardim Botânico (Mediante ingresso)
As crianças costumam adorar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro não apenas por causa da diversidade de plantas, animais, trilhas e os famosos lagos com vitórias-régias, como também pelo parquinho e outras áreas interativas e educativas, incluindo oficinas de jardinagem.
O ambiente é seguro, tem ótima infraestrutura, com estacionamento, lanchonete e espaços tranquilos tanto para quem está com crianças menores como um pouco maiores.
Veja também: Jardim Botânico – Veja isso antes de ir
3.Lagoa Rodrigo de Freitas (Entrada gratuita)
Lagoa é praticamente sinônimo de pedalinho e picnic; só que na Lagoa as opções vão muito além disso…
Alugar bicicleta (ou quadricicleta), participar de oficinas, curtir os brinquedos típicos de Festa Junina (ou os brinquedos típicos de pracinhas), passar na Babilônia Feira Hypie ou esticar a canga na grama do Parque dos Patins…
Qualquer que seja a escolha, passar uma manhã ou uma tarde na Lagoa quando abrir aquele solzinho ameno do inverno com certeza é uma boa pedida.
Leia também: Tudo sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas
4. Floresta da Tijuca (Entrada gratuita)
Uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca é uma atração especialmente interessante para férias das crianças.
A área reservada para churrasqueiras tem um parquinho bem ao lado, fazendo com que o espaço seja muito versátil. Seja para preparar um churrasco ou simplesmente montar um picnic, basta levar todos os itens e não esquecer do repelente.
Leia também: Tudo sobre a Floresta da Tijuca
Passeio com Animais
É praticamente impossível encontrar uma criança que não se interesse pelos animais. Curiosos por natureza, todo bichinho é, no mínimo, instigante.
5. Bioparque (ex- Jardim Zoológico do RJ)
Sim,o preço realmente subiu consideravelmente depois que o antigo Jardim Zoológico virou Bioparque. Mas verdade seja dita…vale cada centavo!
Do mesmo grupo que gerencia as Cataratas do Iguaçu, o Bioparque do Rio agora conta com uma estrutura de alto padrão, tanto para os animais como para os visitantes
6. AquaRio
Um lugar que dispensa apresentações, o maior aquário da América Latina fica localizado justamente na revitalizada zona portuária. Repleto de atrações culturais, o Boulevard Olímpico tem 2 ícones imperdíveis para quem deseja entreter os filhos/netos.
Leia também:10 Coisas para Saber do AquaRio Antes de Visitar
7. Fazendinha
Como próprio slogan da Fazendinha Estação Natureza diz, “um pedaço da roça na cidade”.
E se tem uma coisa que toda criança merece é curtir um parque rural, com toda infraestrutura pensada nos pequenos.
Ainda na dúvida se compensa ir? O Instagram da Fazendinha fala por si!
Roteiros Culturais para Crianças de Férias
Por mais que seja difícil competir com tantas belezas naturais, os circuitos culturais para crianças em centros, museus e fortalezas da cidade também são boas opções para diversificar a agenda sem perder a graça.
8. CCBB
O Centro Cultural do Banco do Brasil está sempre com agenda atualizada de atividades pensando nas crianças, seja com visitas teatralizadas, seja com oficinas exclusivas que enchem o público de imaginação e criatividade.
Basta conferir a agenda e se programar: Agenda de atividades do CCBB
9. Forte de Copacabana
Talvez um pouco menos populares – exceto pelo Forte de Copacabana – as fortalezas são rodeadas de muita História, Cultura e exuberância pelo entorno natural.
No extremo da Praia de Copacabana, o Forte é uma atração bastante interessante para visitar nas férias. Bem perto do Forte, aos domingos, tem a feira com o típico pastel e caldo de cana se quiser trocar o Café do Forte na Confeitaria Colombo pelas frutas frescas da estação na feira do bairro.
10. Museu do Amanhã
Museu do Amanhã: Tudo o que você precisa saber antes de conhecer
Um dos mais novos cartões postais da cidade, o Museu do Amanhã fecha nosso top10 com chave de ouro.
Impossível não considerá-lo quando pensamos no futuro, resultado das gerações que estão sendo formadas no presente.
Com excelente infraestrutura, o Museu do Amanhã tem a interatividade no seu DNA e pode ser um dos museus mais interessantes para levar as crianças.
11. Dica bônus – Sítio Burle Max
Menos famoso, o Sítio Burle Max funciona por meio de visitas guiadas previamente agendadas. Reservamos a nossa para sábado à tarde e foi uma grata surpresa!
Confira o post completo: Por que o Sítio Burle Max surpreendeu? Contamos tudo aqui!
E se não puder levar num parque, numa atração turística ou num local repleto de animais? O que fazer com as crianças nas férias?
+ Dicas Extras: O que fazer com as crianças nas férias?
Os passeios com crianças nas férias são ótimos, mas talvez você não consiga preencher todos os dias dessa forma, não é mesmo?
Então, o que fazer se não estiver viajando e precisar de mais ideias?
Aqui, com uma boa dose de criatividade, vão algumas dicas extras!
Atividades Pedagógicas
Um ótimo jeito de tirar os filhos das telas e manter a mente deles ativa é explorar packs de atividades pedagógicas.
A que nós usamos foi o kit de atividades do Aprenda Brincando, nesse link: Atividades Pedagógicas para Crianças
Atividades Indoor para Crianças
Outra forma de ocupá-los é por meio de oficinas que estimulam o aprendizado e aumentam o repertório deles. Oficinais culturais, oficinas de culinária ou jardinagem são algumas opções.
Alguns shoppings abrem também agenda desse tipo no meio do ano e aí a dica é acompanhar agenda no site oficial do shopping mais próximo. Se não tiver oficina, muitos tem peças e parques indoor para diferentes idades
Oficinas de Atividades, Colônia de Férias e Day Use
Aqui entra nosso melhor amigo Google para pesquisas atualizadas.
Nesse momento, algumas colônias de férias e centro de atividades abrem inscrições para os meses de Junho e Julho.
Eventos atualizados para crianças no Rio de Janeiro
Vale ainda lembrar aqui do site de eventos sympla.com.br
Selecionando a opção crianças, carrega em tempo real as opções disponíveis no momento:
https://www.sympla.com.br/eventos/rio-de-janeiro-rj/infantil
“In house”
E aquele dia que você precisa ficar em casa e não sabe mais o que fazer?
Vale a pena conferir o post 6 Atividades de Jardinagem para fazer com os filhos na férias e também o curso de culinária saudável para crianças
O mais importante é curtir um tempo de qualidade independente do destino porque, no final das contas, será que o melhor de tudo não é a verdadeira presença?
Continue a leitura
Tudo sobre o Cristo Redentor – Por que todo mundo deveria conhecer a Nova Maravilha do Mundo?