No post anterior, relatamos nossa experiência em Campos do Jordão. Logo nas adjacências, temos outras cidadezinhas muito charmosas, mas predominantemente rurais. Seguíamos em direção a Pedra do Baú, quando em algum momento, distraídos pelo mar de morros/araucárias que nos acompanhou pela estrada, acabamos na pitoresca São Bento de Sapucaí. É um turismo essencialmente rural, para quem realmente aprecia o campo e dispensa o frenesi da vedete Campos do Jordão. O caminho levou quase 1h e a verdade é que estávamos famintos. Víamos apenas pinheiros, araucárias e nada de um restaurante até que encontramos um ponto no caminho com a maravilhosa comida a lenha, tipicamente mineira. Foi quando nos premiou essa vista:
Retornando à estrada, partimos em direção ao centro da cidadezinha. E não poderia ser diferente…ruas típicas de interior, com suas casinhas e ar regional fortalecidos pelo clima hospitaleiro dos moradores. A cidade fica em SP, mas bem na divisa com MG e, como não poderia deixar de ser, a culinária e artesanato mineiros estão fortemente presentes. No Centro, temos a Igreja Matriz, cercada pela pracinha principal.

A estância de São Bento tem clima super agradável, localizada nas margens da Serra da Mantiqueira, propiciando um passeio muito aprazível. Nesse contexto, a Pedra do Baú é uma das atrações mais procuradas para trilhas e há quem passe mais que um fim de semana, visitando cachoeiras, fazendo trekking ou escaladas. Mas, como dizemos neste post, aqui fizemos apenas uma esticada durante o dia, no meio da viagem a Campos do Jordão. A cidade é famosa pela natureza, artesanato em jacarandá e comida típica local, principalmente os pratos de truta (peixe mais que típico em regiões montanhosas) Fica a dica para quem estiver em Campos e desejar estender até lá 😉
Para visualizar o post sobre Campos do Jordão, clique aqui.
Para ler sobre Gonçalves, clique aqui.
Para ler nosso post sobre Santo Antônio do Pinhal, clique aqui.