VIAGEM A BRASÍLIA
Foi num mês de Julho que visitamos a capital do país – Brasília. O objetivo da viagem era um casamento em uma cidade-satélite, no domingo. Então, aproveitamos a oportunidade e reservamos o sábado para turistar e trazer algumas impressões para esse post que podem ser úteis caso esteja planejando uma viagem para lá.
Bom, não é um turismo de aventura, não são lindas praias de uma ilha ou cachoeiras das regiões serranas que comentamos aqui no blog, mas Brasília traz sem dúvida um turismo diferente, de inestimável valor, cívico e cultural, além de opções diversas que vale muito a pena! Apenas recapitulando algumas informações gerais que todo brasileiro deve saber, a atual capital do Brasil foi legado do presidente JK, que trouxe a capital para o centro do país, resultando em uma cidade planejada, moderna, projetada pelos gênios Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Todas as informações históricas poderão ser obtidas nos tours que a cidade oferece e o propósito aqui não é exatamente discorrer sobre isso, mas sim expor uma visão turística de forma ampla e geral sobre o potencial de explorá-la. Além da visão histórica e política, natural já que estamos falando de um “museu a céu aberto”, a cidade também tem outros ótimos pontos para tornar seu roteiro ainda mais especial.
UMA VISÃO GERAL
Por ser uma cidade planejada, é inevitável notar que a organização é impecável, com o distrito segmentado em quadras, setor de hospitais, setor de comércio, setor hoteleiro, quadras organizadas e divididas entre residências e comércio, ou seja, tudo segmentado de acordo com a região adequada. O trânsito é muito tranquilo e a visão aérea da cidade evidencia a cidade no formato de um avião, com o Eixo Monumental, Asa Sul e Asa Norte.
CLIMA EM BRASÍLIA
O clima é quente e seco, aliás, extremamente seco, já que estamos falando da “Savana Brasileira”, ou seja, o nosso Cerrado. O tempo inteiro sentimos os lábios ressecados e aquela sede constante. Por isso, não se esqueça daquela manteiga de cacau e esteja abastecido sempre com água.
COMO CIRCULAR
Transporte público da cidade é muito bom e tudo é relativamente próximo se quiser se deslocar de táxi. Mas como tínhamos o casamento a 30km da capital, alugamos o carro com quilometragem livre. Para cotação de aluguel de carro, temos parceria com Rentalcars – vc pode ajudar o blog clicando aí para sua cotação sem pagar nada a mais por isso 😉 É um site muito confiável que faz cotação com todas as principais locadoras de carro do país. Fechamos com a Hertz, mas ressalvamos que o ponto de recebimento do carro com eles não ficava no aeroporto em si. Foi preciso se deslocar até a base da Hertz, de modo que se deve embarcar em uma van da própria, que sai do aeroporto e leva até a base. O mesmo ocorre na devolução, então é bom considerar esse tempo, principalmente na volta, para não perder o vôo.
ONDE FICAR
A rede hoteleira é muito boa, tem as principais redes, mas para um turista mais econômico, os preços podem afugentar já que temos grandes hotéis em vez de aconchegantes pousadinhas. Por isso, a hospedagem em Brasília nos pareceu mais cara do que estamos acostumado. Caso se distancie um pouco dos principais pontos turísticos, o natural é que os preços abaixem; porém, se tiver poucos dias, vale avaliar se compensa pagar um pouco menos no hotel, e mais no taxi, ou no combustível caso alugue um carro, fora o tempo perdido no deslocamento que pode ser utilizado de outra forma.
Para reservar seu hotel, sempre indicamos site Booking.com, do qual somos afiliados. Ali, tem alguns hotéis mais econômicos, bem como as opções 4, 5 estrelas. Próximo ao Lago, tem opções de hotel com piscinas e infra-estrutura similar a resort. Mas, se quiser otimizar seu tempo de turismo, nada melhor que se hospedar no Setor Hoteleiro Norte ou Sul, próximo aos prontos turísticos.
Se comprar com antecedência, conseguirá preços melhores, mas isso nem sempre é possível. Então, considere aptos e casas para aluguel. O AirBnb é uma outra alternativa muito comum entre viajantes.
O QUE FAZER
Na cidade, tem opção de City Tour, em um ônibus de 2 andares com saídas reulares e um passeio de 2h. Esse ônibus parte do Brasília Shopping e apanha na Torre da TV. Na época, custava R$ 30,00 mas certamente o ideal é consultar na própria web. Isso sem falar nas agências de passeio também, que podem fechar pacotes personalizados ou negociar melhor as formas de pagamento ou desconto dependendo do seu gripo. Nós fizemos tudo por conta própria mesmo, sem qualquer dificuldade para se locomover na cidade, que possui um ótimo fluxo no trânsito.
: : Mirante da Torre de TV: :
Voltando à Torre, indicamos como parada obrigatória no seu roteiro. Foi uma das nossas maiores surpresas porque traz uma visão panorâmica da cidade, superando nossas expectativas em relação à beleza da cidade.
Como pode observar na foto do mirante, temos o Congresso Nacional lá no fundo.
: : Praça dos 3 Poderes – Legislativo (Congresso Nacional), Executivo (Palácio do Planalto) e Judiciário (Supremo Tribunal da Justiça – STF) : :
A Praça dos 3 poderes é justamente a interseção das sedes do Legislativo, Executivo e Judiciário
Congresso Nacional
No Congresso Nacional, tem-se tours diários, que duram aproximadamente 1h. Este é sem dúvida um passeio completo que apresenta as dependências na Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como todas as informações gerais sobre o que acontece no coração político do país.
Esplanada dos Ministérios
Nas proximidades do Congresso, tem-se a Esplanada dos Ministérios, localizada no Eixo Monumental. São 17 edifícios localizados de forma simétrica e equidistante, como não poderia deixar de ser considerando a natureza planejada da região. Não são propriamente para visitas, mas passear no entorno é super válido. Nas extremidades, estão o Palácio do Itamaraty e Palácio da Justiça.
Palácio do Itamaraty
Sede do Ministério das Relações Exteriores. Possui visitas guiadas, mas precisam ser agendadas, sendo válido ligar e agendar previamente. Se não houver alguma greve, certamente será um passeio inestimável já que traz obras primas de renomados artistas brasileiros, com pinturas, esculturas e adornos de épocas diversas.
Para complementar essa informação, vou extrair aqui do link http://www.brasil.gov.br/governo/2010/03/palacio-itamaraty: visitas guiadas de segunda a sexta, das 14h às 16h30; aos sábados e domingos, das 10h às 15h30. Telefone: (61) 3411-6148
Supremo Tribunal Federal
Fizemos o tour e todas as informações completas podem ser mais bem planejadas, conferindo diretamente na fonte:
http://www.stf.jus.br/portal/cms/vertexto.asp?servico=sobreStfVisitacaoPublica
Não fizemos reserva, aguardamos a saída que ocorre de 30 em 30 minutos.
Palácio do Planalto
Sede do Executivo, não conseguimos entrar. Aliás, tem uma grade a alguns metros de distância, só conseguimos avistar a partir da Praça dos 3 Poderes. A última informação que tivemos é que visita é possível apenas aos domingos, de 9:30h às 14:30h, com limite de 30 pessoas por tour.
: : Catedral e Museu Nacional : :
Complementando o Eixo Monumental, passamos pela Catedral e entramos no Museu Nacional.
O Museu Nacional Honestino Guimarães integra o Pólo Cultural da República, tendo também a Biblioteca Nacional nas adjacências. Fica evidente a mão de Oscar Niemeyer quando visualizamos o local que leva o nome de Nave Branca. Por que será? rs
: : Memorial JK : :
Enquanto todas as atrações acima tem entrada franca, o Memorial JK já seria uma atração paga. A última informação que temos informa o custo de R$ 10,00 o ingresso. Apesar de parecer um pouco macabro seguir para os restos mortais do ex-presidente, há muitos outros aspectos que certamente valem a visita, com muita informação e ambiente impecável.
: : Ponte JK : :
Ao entardecer, partimos rumo à Ponte JK, que interliga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião a Brasília. Ali, há parques, quiosques e foi ótimo para as crianças brincarem antes de seguirmos.
Há outros parques na cidade, com extensa área verde e muitas opções de lazer. Mas nosso tempo foi curto, de modo que voltaremos em outras oportunidades para trazer mais informação 😉
De antemão, podemos citar o Lago Sul e o Parque Sara Kubitchek, recomendações dos nossos anfitriões na cidade.
: : A alguns Km de Brasília – Gama : :
Saindo do centro de Brasília, pegamos a rodovia em direção ao casamento, que foi na Igreja de São Francisco, no Gama. O entardecer foi lindo, de modo que vamos concluir as informações sobre atrações com estas fotos aqui 😉
POR QUE IR A BRASÍLIA
Se a nossa política causa tanto descontentamento, o turismo na cidade sede está na contramão de tudo isso. Pela localização central, é possível conseguir passagens a preços razoáveis, a partir de qualquer destino de origem do país. Todo viajante brasileiro pode se apaixonar pela capital do seu país, antes mesmo de se dirigir aos centros políticos de outros países. Nossa capital tem valor cultural e arquitetura tão especial quanto, e essa foi a impressão mais marcante que esperamos registrar aqui 😉