Sábado : Tiradentes – São João del Rey
Assim que acordamos, saímos para comprar os ingressos da Maria Fumaça.
DICA:Estes costumam se esgotar rapidamente em altas temporadas. Na estação, não é possível comprar para o dia seguinte. Chegamos às 9h e os ingressos já estavam esgotados até as 11h! São horários fixos de ida e volta.
Compramos a ida às 13h, com volta às 16h.
Voltamos para a pousada, tomamos o café da manhã e circulamos pelo Centro até que fosse a hora da maria fumaça.
13h pegamos a maria fumaça. Um passeio gostosinho. Não tem a mesma infra estrutura de Ouro Preto, nem paisagens tão bonitas, mas São João del Rey foi mais agradável que Mariana. O percurso da maria fumaça foi de 40min.
Em São João del Rey, é possível dar uma volta e conhecer todos os principais pontos turísticos a pé, em menos de 1h. Não teve nehuma necessidade de contratar o passeio de van.
Almoçamos em um restaurante a quilo, muito simpático, a 5min da estação.
Às 17h, estávamos de volta à Tiradentes. Por conta do horário de verão, tínhamos mais 2h de sol. Pegamos o carro e subimos a Estrada Real.
No limite entre Tiradentes e Santa Cruz de Minas, fomos surpreendidos por uma linda queda d’água da Serra de São José.
Depois que o sol se pôs, voltamos à pousada para nos arrumar e curtir a noite.
Encontramos uma feirinha muito simpática, como se fosse uma dessas feiras da providência do Rio Centro – muito menor a proporção, claro – mas apenas com artigos mineiros. Esta foi uma ótima hora para comprar alguma novidade para as crianças se entreterem durante o jantar.
Adoramos o Templário. Com música ao vivo (mpb/bossa nova), eles são famosos pelo Filet dos Anjos (uma iguaria, sem dúvida – a foto fala por si).
Era o festival de jazz em Tiradentes, o que deixou a noite mais movimentada. Também há passeios noturnos(históricos) de charrete, bem como opções no Centro Cultural (shows, exposições).