Pesquisar
Close this search box.

Teresópolis

Teresópolis

Compartilhe:

Teresópolis é outro encanto da serra fluminense. Assim como Petrópolis, sua origem remonta à época com império, onde a cidade recebeu o nome em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de D.Pedro II.

Um dos grandes diferenciais de Teresópolis é a geografia ímpar, com cadeias montanhosas espetaculares, descortinadas por alguns mirantes existentes na cidade.

Cultura histórica à parte, a cidade é uma delícia para escapar da capital por um fim de semana, ou simplesmente relaxar numa tarde de sábado ou domingo.

Logo na estrada a caminho da cidade, observamos algumas paradas estratégicas. Antes de passar pelo pórtico, o point é o principal mirante com vista para as montanhas.

MIrante do Dedo de Deus

O Pico do Dedo de Deus é certamente um dos mais famosos, já que não é em qualquer lugar que encontramos um acidente geográfico lembrando perfeitamente uma mão com um dos dedos levantados, ainda mais contracenando com toda a beleza das cordilheiras situadas entre maciços e a Serra do Mar. Vista mais que incrível!

Depois de parar no mirante, é possível seguir para o Centro. Um  trenzinho faz o tour pela cidade apresentando as ruas tão organizadas e charmosas. Se estiver de carro, pode dispensar o trenzinho. Não precisa de muito senso de direção porque a cidade é pequena e bem sinalizada. Cidade limpa, Terê é cercada (como não poderia deixar de ser) de muito verde. A cidade em si cresceu muito e vem ganhando um ar cada vez mais urbano. Mas o centrozinho ainda é muito aprazível e mantém o jeitinho turístico de cidade serrana.

Ainda nesta área, a Feirarte expõe uma enorme variedade de roupas, souvenirs, artesanato e quitutes. Nas proximidades, temos os shoppings que são bastante pitorescos e oferecem boas opções gastronômicas se não quiser gastar o dobro/triplo nos aclamados restaurantes da cidade.

Saindo desse eixo, mas ainda nas adjacências, temos a Villa St Gallen. Um mini complexo de lojinhas que se estruturam ao redor do restaurante. São 3 ambientes caracterizados nos moldes da cultura alemã.


A arquitetura, a gastronomia e o ar turístico conspiram para degustar o menu alemão num ambiente caprichosamente organizado para que se sinta em um vilarejo alemão. As fotos dispensam qualquer tipo de descrição…

Um outro tipo de turismo seria uma visita ao Parque da Serra dos Órgãos. Existe uma sede na cidade por onde é possível visitar o parque. Se a cidade abriga um tesouro geológico, existe sem dúvida uma riqueza florestal inestimável nos arredores e o parque é um dos maiores símbolos, com trilhas para caminhadas, pontos de visitação e toda a beleza da mãe natureza. Entramos de carro e fizemos a trilha suspensa. Nada menos que uma ponte suspensa no meio das árvores \o/ Fomos com crianças e eles percorreram tudo sem problemas. Ou seja, sem grandes dificuldades.

O Parque é um passeio mais ecológico. Voltamos à cidade em outra oportunidade apenas para explorar mais o parque. Fizemos um post exclusivo aqui

Também existe um famoso circuito Terê-Fri que sai de Teresópolis em direção à Nova Friburgo. Mas aí já é assunto para outro post.. 😉

Compartilhe:

Veja também: