Paraty – Chegando na cidade, conhecendo centro histórico.
A Rio-Santos é sem dúvida uma estrada privilegiada pelo litoral sul fluminense. Apesar de não apresentar estrutura como a Via Lagos ou a Dutra, as paisagens são incríveis, contrapondo o mar exuberante à imponência da Serra do Mar. Logo no final, antes de adentrar o litoral paulista, o Rio de Janeiro possui esta riqueza turística: PARATY
Chegando em Paraty, o Centro é fantástico e surpreende ainda mais pelo mar que contracena com o cenário histórico.
Entre paralelepípedos, charretes, artesanato, lojinhas e barraquinhas de doces, o píer vislumbra uma paisagem única, onde os barquinhos dividem espaço com um patrimônio histórico, tendo a Igreja Santa Rita como pano de fundo.
A rua pé-de-moleque, as construções históricas, os passeios de charrete, as lojas de artesanato e os becos em si preservam as características da época em que se escoava o ouro vindo da Estrada Real. É patrimônio histórico-cultural, um privilégio para quem tiver a oportunidade de fazer turismo por ali.
Seguimos até o deck – píer(…o tempo estava começando a fechar)
Bem paralelo ao centro, existe uma paisagem – como um canal – que fascina: o rio Perequê-Açu, entrecortado por pequenos decks, onde é possível contratar passeios de traineiras.
Os restaurantes e lojas margeiam as pequenas pontes onde é possível atravessar para o centro histórico.
Após o “reconhecimento da área”, seguimos para a Pousada.